segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O que é bom vem até você

Tem muita gente que passa o dia na internet entrando em Myspace, youtube ou outros sites em que dê pra escutar música, buscando novas bandas. Não sei, acho isso muito estranho... Com tanta coisa boa sendo produzida por aí, as bandas vão chegando até você. Não importa se via show em festivais, em uma música passada por um amigo via msn ou se por um mero acaso ao trocar de estação de rádio ou tv. Alguns ainda dizem que as melhores coisas surgem no cenário independente e não possuem muita divulgação, não recebem incentivos... Concordo plenamente, mas reafirmo que se o som for realmente bom, ele chegará até você de alguma forma. E falo isso livre de preconceitos musicais, independente do gosto de cada um. Eu como público fico até contente quando as melhores coisas não recebem MUITA divulgação, pois assim preservam sua essencia, tanto no quesito música quanto em relação ao público.

Acredito que esses aparatos tecnológicos para divulgação servem com uma vitrine (não sei se esse é o melhor termo). Após você ter tido um primeiro contato (sem a necessidade de fica horas procurando por algo que te agrade), você vai até esses portais e descobre mais sobre a banda. Com isso evitamos também um pouco da chamada 'geração Mp3' (termo que eu escutei pela primeira vez em uma conversa com meu amigo Guilherme Metal). Você não fica só ouvindo a música, você tem a oportunidade de descobrir um pouco mais sobre as influencias, formação e história da banda.

Nos últimos tempos escutei umas bandas que me agradaram muito. Mesmo meu gosto sendo predominantemente rock e heavy metal, as três bandas que postarei aqui sencibilazaram meus tímpanos. Estou aqui falando de gosto pessoal. Não sou crítico musical, não pretendo ter a audácia de analizar a banda e coisas do gênero.

A primeira delas é um grupo de samba-rock de São Paulo, o Farufyno.



http://www.myspace.com/farufyno

A próxima é um pessoal de Londrina que sobe no palco com um banjo, um lapsteel, um cajón entre outros instrumentos e toca um ritmo contagiante e animado. Tem muita gente dizendo que o tipo de som dos Fabulous Bandits é só uma cópia de coisas norte americanas, já são claramente influenciados pelo estilo western. Não vejo defeito nenhum em uma banda tocar e cantar coisas fora de sua realidade. Só por que eu sou brasileiro não posso falar em mesa de saloon e duelos no deserto? Se eu gosto de determinado estilo, região, época, seja lá o que for, eu não tenho que adaptalo à minha realidade para fugir das criticas e mostrar que sou um cara que ama minha cultura. Para mim isso é bairrísmo sim, não há outra explicação. Mesmo não gostando muito do vocal, a Fabulous Bandits me agradou muito.


http://www.myspace.com/fabulousbandits


E fechando esse post, recentemente escutei um grupo chamado Casca de Nós. Ainda estou conhecendo o grupo, mas é nítido que o estilo deles é uma mistura de rítmos e influencias nacionais. Desse grupo ainda não tem muitas informações tanto no myspace quanto no youtube. Porém caso queiram conhecer mais sobre o que eu to falando, aqui vai o link (disponibilizado por um dos integrantes do grupo) para download do cd do grupo curitibano. Abaixo do link tem um player com a música deles que mais me agradou.

http://www.overmundo.com.br/banco/tudo-tem-recheio-casca-de-nos-cd-completo




Viu, não foi necessário correr atrás dessas bandas, elas chegaram até você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário