sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Eu tenho medo da modernidade

Todos que me conhecem sabe que eu sou facinado e viciado em tecnologia. Sempre estou atendo nas novas novidades em aparelhos eletrônicos, principalmente computadores. Isso é algo que me seduz. Como aquele tanto de pingos metálicos em uma placa ligada a um cabo azul fazem com que eu converse com uma pessoa em um lugar qualquer. Vídeo game é outra coisa muito legal. Eu posso ter a sensação de dirigir um Fórmula 1 sem nunca ter chegado perto de um autódromo. Porém as últimas revoluções tecnológicas me deixaram um pouco com medo... Sim, me assustaram. Primeiramente eu falo aqui do Projeto Natal do Xbox 360. Projeto desenvolvido por um brasileiro (sim, por um brasileiro, qual o preconceito?), esse vídeo game que está em fase final de teste é 100% interativo. Se você achava o Nitendo Wii interativo, revolucionário, esqueça! Esse nem controle tem. Aliás, tem sim, VOCÊ. O vídeo game tem um sensor que reconhece a presença da pesssoa na frente da tv e "lê" os movimentos das articulações, simulando no personagem do jogo, todos os seu movimentos. Além do mais ele scaneia objetos que você coloca na frente da tv e o transporta para dentro do jogo. Você deve pensar: SENSACIONAL!!! Realmente, é algo sensacional, indescritivel, revolucionário, tudo isso e muito mais. Só tem um detalhe: depois disso, qual o próximo passo? O vilão do jogo sair do game e te bater de verdade? Se isso acontecer (o que depois desse game não é mais impossível) quero ver muito marmanjo sair chorando pra mãe e dizendo: "Ah não mãe, num quero brincar mais não, ele me bateu...". Dá só um confere no vídeo de demonstração do Projeto Natal

Já esse vídeo aqui fala um pouco sobre a (r)evolução da internet e as consequências que ela trouxe. Muitas coisas já aconteceram, outras estão acontecendo, algumas vão acontecer mas outras eu já não acredito muito. Não acho que haverá um desaparecimento da tv como eles "profetisam", mas obviamente haverá uma revolução. O "Prosumor", o ser humano que produz e consome informação é a grande sacada. Isso sim está acontecendo em uma velocidade incrível, gerando muitas mudanças. Creio que isso ainda gerará ótimos resultados (espero muito que gere algo positívo).

Essas múltiplas identidades é outra coisa intrigante. Todos falam que podemos nos transformar em outras pessoas, assumir outra identidade. Porém, será que criando várias identidades, todas elas falsas, o indivíduo não está realmente se revelando? Por ninguém conhecê-lo ele posta e age do jeito que realmente quer, sem as amarras das repressões sociais. E algo que ainda gerará muita discussão e eu quero acompanhar atentamente cada uma delas...

Novamente eu falo que sou facinado pela tecnologia, mas está chegando um ponto em que estou ficando com medo dessas coisas que estamos criando. Encerro essa postagem com uma frase do Professor Doutor Ricardo Tescarola, da Puc-Pr em palestra na Facomb-UFG: "As novas tecnologias estão tendo que resolver os problemas que elas mesmo criaram". É algo para se pensar...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. verdade, da um puta medo de acabar igual aqueles humanos do filme wall-e, que não sabem nem mais o que é o toque, que vivem uma vida muito limitada achando que a tecnologia era uma maravilha, quando sabemos que não é bem assim.

    e essa frase desse cara é muito pertinente, até porque muitas tecnologias vieram pra resolver problemas que a gente nem tinha...

    sim, temos que refletir muito sobre tudo isso ainda pra desenvolver um olhar mais crítico, mas eu, com certeza, vou querer jogar aquele vídeo game *-*

    ResponderExcluir