sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ah se a gente soubesse....

Não adianta avisar. Por mais que pais, professores, alunos amigo que já passaram por determinada experiência avisem, não damos o devido valor. Ah se a gente soubesse que mais pra frente utilizaria aqueles conceitos de um livro passados no primeiro semestre de faculdade e que não lemos direito por achar que não faria falta. Se soubessemos que tal matéria nos seria útil mais para a frente na nossa formação... Ah se tivessemos tido mais maturidade ou mesmo experiencia de vida ao ver aquele filme. Por que eu não pensava como eu penso hoje quando terminei aquele relacionamento?

Essas são indagações que constatemente fazemos a nossos amigos e até a nós mesmo, no íntimo de nossa privacidade... Quem nunca quis ter feito as coisas diferentes? Pois é meu caro leitor, a vida é assim, constituida de vários erros, que mais posteriormente podem se tornar acertos. Sim, podem de se tornar, tudo depende das suas novas atitudes, se aquele erro lhe causou uma mudança ou não... Mas pensamos: "Mas aí já é tarde, já erramos pela primeira vez, agora tenho que fazer o serviço duas vezes, uma pra remendar o que eu não fiz do jeito que eu queria (ou podia), e outra para não errar mais'. Sim, tem que fazer tudo duas, três, seis, vinte... quantas vezes tiver que fazer para aprender. Mesmo achando que aprendeu, você não vai ter aprendido e cometerá novos erros. É sempre assim. Não acredita? Pego uma aposta com quem for. Pode apostar o que quiser, eu dobro o valor da aposta. Vai me dizer que você nunca chegou em uma prova e viu uma questão e pensou: "putz, eu lembro do professor falando alguma coisa assim", ou então "se eu já tivesse vivido aquela situação antes, eu teria agido de outra maneira". Ou ainda, após alguma experiência, alguma viagem, você reflete: "na próxima vez eu não vou fazer tal coisa...".
Mas é assim, se tudo fosse certinho, se não nos arrependessemos do que fizemos, tudo seria tão chato... O bom da vida é a tentativa e o erro. O erro é algo essencial e fantástico, goste você ou não. A cada novo erro, novas reflexões sobre si e/ou sobre a sociedade. Novas conclusões e novas dúvidas, o que gerarão novas experiências. E o que mais é a vida se não um mix de tentativa e erro/ tentativa e acerto?

Divaguei nesse tópico? Quem disse que tem que ser tudo certinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário