quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Google is God

Bom, novamente venho pra falar um pouco mais sobre tecnologia. O último post que eu fiz sobre novidades tecnológicas foi falando do Projeto Natal e também sobre a atualidade e o futuro da revolução da internet. Não lembra ou não viu esse post? É só clicar aqui e conferir. Por aqui eu já falei um pouco também sobre o Google, afinal de contas, que internauta consegue viver sem ele? Para relembrar o q escrevi basta dar um outro clic aqui. Bom, eu volto aqui novamente para falar de modernidade e também do Google. Google é Deus. Ele está em toda parte e sabe de tudo. Sabe quem é você através do orkut, sabe o que você assite pelo youtube e sabe o que você pesquisa, até mesmo nas altas e privadas horas da madrugada. A onda agora é o Google Street View, um recurso que mistura Google Maps com Google Earth. Esse novo brinquedinho funciona assim: um carro com uma camera especial no teto rodando pela cidade. e aí ele vai fotografando tudo em 360º. Aí já viu, né, acidentes e peculiaridades da rua vão tudo para a internet. Em funcionamento desde 2007, o Google Street View já causou muita polêmica. Afinal de contas, onde fica minha privacidade? Mesmo que os rostos e placas de carros sejam embaçados para o não reconhecimento, isso ainda gera muitos problemas... Há o argumento de que as fotos são tiradas em locais públicos, portanto não tem essa de privacidade não.

Para se ter uma idéia de toda essa confusão, os carros da GSV já fotografaram pessoas trocando de roupa dentro de carros, mulheres se prostituindo na rua, homens saindo de prostíbulos ou sex shoppings ou em companhia de garotas de programa. E aí quando a uma mulher entra no site, vê o marido dela saindo do motel com outra mulher, aí tá armado o barraco.

É nessa hora, meu caro leitor, que você dá aquela olhada de lado para ver se não estão te vigiando. Cuidado, lembre-se que o Google sabe tudo de você... Da proxima vez que sair às ruas tome cuidado, você pode ser a próxima vítima das cameras do GSV. Aliás, calma, não precisa ficar com tanto medo POR ENQUANTO. No Brasil, somente Belo Horizonte possui os carros com cameras, mas ainda não começaram a lançar imagens na internet, ainda estão em fase de testes e adaptações.

Sabe o que isso tudo me lembra? O livro 1984, do escritor George Orwell, que escreveu um livro no qual o "Big Brother", um sistema de vigilância governamental observava tudo e todos. A imagem do Tio Sam também pode ser bem simbólica nesse caso. Resumindo, "Google observa/ quer você".

Vamos usar o espaço de comentários para uma pequena troca de idéias? Acho que seria bem interessante ver o que a galera pensa sobre esse novo recurso desse chefão digital.

Porém, mesmo em meio às polêmicas, não podemos negar uma coisa: essa tecnologia é bem legal, facinante, pois ter uma visão 360º daquela cena me faz sentir no próprio Minority Report e também no DejàVu, filmes que mostram essa coisa de imagens em todos os ângulos.

Vamos lá vamos trocar uma idéia sobre isso aí.

Um comentário:

  1. Boa Tarde,
    Como faço para conseguir esta foto do google street view em alta resolução?

    ResponderExcluir