quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Por que eu faço cinema?

Com a internet e as novas tecnologias para captura de imagens, todo mundo pode ser um cineasta em potencial. Ou, pelo menos, se julgar um. Atualmente todo celular fotografa e filma, filmadoras portateis ficam com o preço cada vez mais acessível, os programas de edição tornam-se cada vez mais populares, além de computadores, sites e internet progressivamente melhores e cada vez mais presentes na vida da população.

Vários sites, como por exemplo Vimeo, Youtube, FizTv e até mesmo blogs, possibilitam os aspirantes a realizadores divulgarem suas obras. Claro que isso nos leva a pensar na "maldita inclusão digital" (destaque no segundo vídeo), que possibilita cada pérola escrotamente infeliz na net.Mas essa postagem não é pra criticar nada, é pra fazer uma indicação. Pra todos os que querem conhecer um pouco mais sobre cinema, as tecnicas, opiniões de renomados diretores, tudo numa linguagem bem acessivel e com um site bem didático e divertido, basta entrar no Portal Tela Brasil.

Nesse portal é possível aprender um pouco da teoria cinematrográfica, conhecer um pouco da história do cinema, fazer oficinas online e executar exercícios "práticos":

"No portal Tela Brasil, o internauta pode participar das Oficinas Virtuais, nas quais percorre todo o processo de produção de um filme até chegar à sala de cinema. Oficinas de roteiro, produção, direção, fotografia, trilha sonora, montagem, pós-produção e até de exibição fazem parte do conteúdo disponível gratuitamente ao visitante do portal. Cada oficina também é composta por exercícios virtuais. O portal traz ainda muita informação: notícias, inscrições para festivais e cursos, dicas de lançamentos no cinema, filmografias e bibliografias." (Portal Tela Brasil)

Creio que quando você entrar no site, tudo mais que eu tenha a falar aqui se torna desnecessário. Então vou economizar minha digitação e seu tempo e paciência em ficar lendo essas divagações. O link do site tá aí em cima, a indicação está feita, então só não aproveita quem não quer.

Pra conhecer um pouco mais, dá uma conferida na matéria que o Zoom fez sobre o portal e de onde eu tirei a idéia pra fazer esssa postagem. Basta clicar aqui pra ver o vídeo.

Até mais pra você caro leitor
See your space cowboy

Nenhum comentário:

Postar um comentário