terça-feira, 16 de novembro de 2010

Young Lifestyle

Jovens. É tão complicado falar disso sem cair em coisas utópicas, revolucionárias ou que geram grande polêmica. Sempre tem aqueles que vão falar: "a minha geração era a melhor, porque nós sim sabiamos aproveitar a juventude". Os mais velhos falarão: "Na minha época nós realmente viviamos, jogavamos na rua, conheciamos as pessoas, não era só no mundo virtual". Os mais jovens rebaterão falando que essa é uma geração que tem mais acesso às coisas, que faz mais coisas ao mesmo tempo, que está sempre conectada ao mundo, sabendo de tudo.

Isso é uma discussão besta, que não vai levar a lugar nenhum a não ser ao bate boca infinito. Cada geração teve sua importancia, sua caracterísica e seus positivos e negativos, como qualquer coisa na vida, em qualquer época. Mas uma característica que une a todo é o desejo de ser jovens pra sempre. Se liguem nesse vídeo que fala isso muito bem.



Uma coisa nesse vídeo que é bem verdade - e eu já venho dizendo isso espalhado em alguns outros posts - é o fato dos jovens estarem 24 horas conectados. Com isso, a criatividade rola solta, surgindo cada vez mais coisas inovadoras na net. Outra característica são as mil identidades que cada um assume em cada rede social.

Porém, acima de tudo, está a forma não linear de raciocínio e também de ação. Na mesma hora que estão falando de um determinado assunto, já puxam um gancho para outra coisa; em um momento estão fazendo um determinado trablaho e já interrompem para fazer outra atividade, alternando de maneira constante as janelas e abas dos navegadores e comunicadores instantaneos.

Comentário a parte:
Há três ou quatro dias eu tento postar esse vídeo, mas final de semestre somado ao trabalho, me consomem todo o tempo, ainda mais agora que acabaram os feriados. Aí tive uma surpresa ontem ao assistir ao Jornal da Globo e ver que estavam passando uma reportagem sobre essas gerações apontadas pelo vídeo. A reportagem trata mais especificamente do conflito de gerações dentro do ambiente de trabalho. Para ver o vídeo, basta dar uma clicada AQUI. Não consegui baixá-lo nem incorporar ao blog, mas vale muito a pena dar uma conferida nele.

Na hora eu pensei: poxa, eu ando bem antenado então com o que pode ser pauta, pois já havia separado esse assunto pra falar aqui no blog. Só não fui mais rápido que a Globo por falta de tempo de atualizar as postagens. Mas já achei bem legal eu estar por dentro do que pode se tornar pauta em jornais. E olha que não é a primeira vez que eu posto coisas que acabam caindo em circulação na mídia nacional. Quem sabe, quando eu estiver trabalhando na área, eu não antecipe conteúdos também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário