terça-feira, 6 de abril de 2010

Guerra alada

Galera, mais uma coisa que eu não pude deixar de comentar aqui no blog. Pra quem não sabe, sou muito ligado em propaganda também, gosto de ficar analisando um pouco o que está sendo produzido no mercado publicitário. Assistindo TV sossegado esses dias vi uma coisa que na hora foi gritante. Surgiu um novo energético no mercado o Vulcano Energy Drink. E a primeira propaganda deles foi uma puta cópia da idéia da Red Bull. Pra entender o que eu estou falando, veja o vídeo do Red Bull, lançado meses antes do Vulcano, e depois assistam o desse novo energético.







Essa comparação eu já achei estranha. Eu acho um aproveitamento de idéia ridículo. Copiar publicidade é fim de carreira. Mas assistindo outras coisas do Vulcano Energy Drink, percebi que o lance deles não é copiar a idéia, mas denegrir a idéia criada pelo Red Bull. Nesse primeiro vídeo, há a presença das asinhas, marca característica da RB. Nesse segundo vídeo a proposta da Vulcano fica ainda mais clara, dá uma conferida:



Bom, quem sou eu pra julgar a criatividade dos outros, ou avaliar campanhas publicitárias? Mas tudo que queria deixar registrado aqui é que para mim, um aspirante a jornalista, consumidor comum, pegou um pouco mal usar a mesma idéia de um comercial e já chegar querendo "denegrir" a idéia do outro. Creio que há tantas outras formas melhores e mais criativas de se vender um produto. Mas quem sou eu pra julgar algo, ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário