quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Passagem para...

Essa postagem aqui é inspirada em um texto do meu amigo de curso, Péricles (vale MUITO a pena dar um confere no blog dele) e também é dedicada a ele, já que foi o mentor do meu post. Dando aquela passada no blog dele ví algo que me chamou muito a atenção. Nós dois temos muitas opiniões e aspirações em comum e ao mesmo tempo muito diferentes. Porém concordo plenamente com o Péricles quando ele fala do programa "Passagem para...". Como diz meu amigo futuro jornalista, "A ideia do programa pode ser resumida em poucas linhas, pois trata-se de um jornalista que viaja o mundo colhendo histórias e imagens das pessoas, seus costumes e culturas. É um trabalho muito curioso, que demanda observação e principalmente sensibilidade. Com influências do New Journalism, Luís Nachbin é um viajante solitário que parte em busca de novos ângulos e novas maneiras de contar histórias com uma profundidade muito peculiar em se tratando de televisão."

Argentina: um taxista portenho fala sobre política e repressão from Canal Futura on Vimeo.



Não é segredo pra ninguém que sempre tive espírito aventureiro, já peguei mochila, coloquei nas costas e meti o pé estrada pelo simples prazer de conhecer coisas novas, realidades novas. E acho que foi meio por isso que acabei escolhendo jornalismo e também por isso que gosto (e invejo de maneira positiva) pessoas e programas que realizam essa ato de aventura e conhecimento.

Quando fizer meu mochilão no final do ano, pretendo fazer algo semelhante, só que em escala bem menor, lógico. É uma excelente maneira de conhecer o país e também achar semelhanças nos outros. Nesse vídeo acima mesmo dá pra perceber que não somos tão diferente dos nossos "hermanos".

Outra coisa bem legal desse programa, que é o que eu mais pretendo fazer na minha viagem no fim do ano é falar minha impressão e também algo peculiar que tenha acontecido durante o percurso. Meio que deixar um registro de tudo aquilo que vivi.

Passagem Para causo 043 china from Canal Futura on Vimeo.



Bom, e fiquem com mais um pedacinho do programa desse cara que viaja o mundo com uma camera na mão, ouvindo e contando histórias. Espero um dia poder fazer algo mais ou menos nesse estilo. Não precisa ser viajar o mundo, pois bem perto de nós sempre achamos coisas muito interessantes também.

Irã: a volta ao mundo de bicicleta from Canal Futura on Vimeo.



E pra finalizar, dar os créditos ao Péricles pela iniciativa de postar sobre esse programa. O tópico no qual eu me inspirei pra fazer o meu foi esse aqui.

Um comentário:

  1. é sempre bom encontrar pessoas que assistem o "Passagem para...". O Nachbin é um dos pioneiros em videorreportagem no Brasil. Ele já vendeu programas até pra globo!

    gostei do post, e fico feliz cm a afinidade, e principalmente em sakar que vc lê meu blog, hehe! de vez enquanto acabo colocando algumas coisas que "fazem algum sentido", hehe!

    Boas férias pra vc... pé na estrada pra nós todos! =D

    ResponderExcluir