quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Os verdadeiros super heróis

Todo mundo (tá, eu sei que não posso generalizar, mas...) já pensou em ser um super herói. Ou então em ter super poderes. Vai dizer que você nunca quis usar a cueca/calcinha por cima de uma calça extremamente colada, ser forte, ter acessórios legais e salvar o mundo? Voar, ter super visão, correr rápido, ter super força.... Mas vou falar uma coisa: super herói de verdade, com super poder de verdade são os mendigos, garis e as famosas "tias da limpeza". Esse grupo de pessoas possue o super poder da invisibilidade. E é real o que estou falando, não é imaginação fértil de criança.

Os mendigos, por exemplo, estão em todo lugar, dormindo sob as marquises. Mas graças a esse super poder, as pessoas passam e não os veem. Desviam seus caminhos, mas não conseguem ver o que as fez desviar. Os garis passam por nós todos os dias. Interferem diretamente na paisagem urbana, mas também são dotados do poder da invisibilidade. Passamos por eles, mas é como se não estivessem lá.

As famosas "tias da limpeza" são outro exemplo clássico desse super poder. Cruzamos com elas várias vezes ao dia, mas quando elas tiram seus disfarces, somos incapazes de reconhecê-las na rua. Passamos por elas enão as vemos, não as cumprimentamos. O nome é outra coisa que ninguém sabe, assim como nos verdadeiros gibis e filmes, nos quais a identidade secreta jamais é revelada.Teve até um professor, certa vez, que fez um estudo muito interessante sobre essa invisibilidade social (saiba mais aqui, aqui e aqui também). O resultado é um tanto quanto curioso e também vergonhoso. Digo vergonhoso pois é a única palavra que eu encontro para descrever essa situação.

Esses sim são os super heróis, pois além dos poderes, fazem coisas heróicas, que a grande maioria das pessoas não faz, mas permanecem no anonimato.

Um comentário:

  1. As tias da limpeza andam com stealth mesmo.
    Não dá pra achar elas não, tem q ficar velhaco com elas d+!!

    ResponderExcluir