sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Um projeto, várias mídias

"Começa agora o Cultura Livre no seu charmoso radinho de pilha em High Definition". Não consigo me lembrar de um slogan tão original, criativo e divertido.

Já tem um tempo que eu não consigo atualizar meu blog devido à correria de final de curso e tudo aquilo que eu já disse em outras postagens. Porém, a monografia acabou, tirei 10 e tudo que eu queria era dormir, repor os kilos de sono perdidos durante os últimos meses. Ao finalizar essa etapa, prometi para mim e para os meus amigos leitores que voltaria a escrever por aqui. Procrastinei umas semanas, mas aqui estou, tentando relembrar como se escreve em um blog.

Resolvi voltar às postagens com o que mais finjo saber: mídia. Todos conhecem a minha paixão e o meu vício por coisas que se referem à mídia e à comunicação. E trabalhando na TV Brasil Central, tive a oportunidade de aprender e conhecer muitas coisas. Uma das que mais me chamou a atenção foi o programa Cultura Livre, transmitido pela TV Cultura e retransmitido pela TBC. É um programa de rádio, em um estúdio relativamente simples, filmado com câmeras de celulares, caracteres escritos em uma folha de papel, mostrando o nome da música e do cantor e, posteriormente, editado e transmitido na televisão.



Nada de grande produção, imagens impecáveis, sem tremor, com enquadramentos padronizados.... Mas também nada de tosqueiras. Ideias simples, um projeto atrativo e com pessoas competentes, que sabem o que estão fazendo. Conduzido por Roberta Martinelli, o Cultura Livre é o melhor exemplo de programa multimídia. Um programa de rádio, também transmitido via web, que pode ser assistido na TV e conta com participações dos internautas via chat line e Skype.



A comunicação, de uma maneira geral, está carente de ideias que surpreendam, que chamem a atenção. É tudo um "mais do mesmo". Porém, o Cultura Livre foge a essa rotina. Até mesmo a apresentação da Roberta Martinelli se destaca, pelo menos das rádios que escutamos aqui em Goiânia. Não precisa ser forçado, com gracinhas tolas, para ser atrativo. Tampouco formal demais. Creio que não preciso ficar aqui me alongando para mostrar o quanto o programa é original, atrativo e o tanto que me conquistou. Os vídeos postados falam por si.

Só deixo registrado aqui o meu desejo de, um dia, conhecer, conversar com a galera que produz esse programa e, quem sabe, trabalhar em uma emissora como a TV Cultura que, já em seu nome, demonstra a valorização pelo cenário cultural nacional. Sem dúvida, é a emissora que dá maior importância para as manifestações artísticas e o faz com a maior criatividade e qualidade.

2 comentários:

  1. Final de ano é sempre canseira para blogueiros. :)

    Mas nossa! Quando já imaginei não existir nada criativo na tv você traz esse programa. Muuuuito bom!
    Parabéns pelo post, fez uma boa seleção de vídeos que continuarei vendo aqui!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Grande Vitor...
    Muito boa postagem.
    Muito boa análise.
    Gostei!
    O Cultura Livre é ótimo, realmente.
    E a Roberta Martinelli é lindaça, haha!

    Nós, leitores, agradecemos seu texto!

    Abraços!!

    ResponderExcluir