domingo, 29 de agosto de 2010

Ações humanas

Amor, loucura, burrice e necessidade. Esses são as quatro coisas quem movem o ser humano. Não sei nem porque estou escrevendo esse post, ou se vou conseguir escrever algo lógico e coerente. Tá, eu sei porque eu estou escrevendo isso, mas só interessa a mim.
Mas deixando isso de lado, parando pra pensar, esses são os quatro sentimento, sei lá como definí-los, que formam a base para as ações das pessoas. Vou escrever de uma maneira bem resumida e simplificada, mas se pararmos pra pensar, analisar a fundo, é bem por aí mesmo. Porém não é algo separadinho, eles se misturam, o que tornam a vida ainda mais complicada, diferente, inovadora e coisas do gênero.
Se você está trabalhando em algo e o faz com prazer, é amor ao que se faz, é o sentimento de pertença, de realização e satisfação com aquilo que você faz. Isso não se aplica somente ao campo profissional, podemos estender essa divagação para vários outros aspectos da vida, mas como todo mundo sabe que eu sou um cara que vive em torno do trabalho, vou usar essa área como exemplo.

Se você faz alguma coisa pensando que pode dar errado, se você corre o risco ao tomar uma decisão, não tem segurança da ação que está tomando, isso é a loucura. Se você sabe o que tá fazendo, mas sabe que aquilo pode te complicar mais pra frente, que talvez existam outras hipóteses de ações, isso também é loucura, mas a burrice começa a por o pé nessas ações.

Novamente eu repito, uma interfere na outra, senão seria tudo muito bonito, fácil de se entender e resolver. Se você tem a noção do tanto que determinado feito te ferrará e ainda assim resolve fazer a ação, a burrice começa a ser o principal sentimento motor. Porém nada é tão simples, pois a burrice em se fazer algo pode ser originária do amor que se tem por aquilo, fazendo não medir as consequências para realizar a satisfação pessoal.

A necessidade entra quando a ação que você faz tende a ser neutra. Na realidade não seria neutra, mas quando não se tem muita escolha do que fazer. Isso abre brechas para que outros sentimentos motores tomem conta, pois devido à necessidade de se fazer uma determinada ação, na qual você não tem alternativas, você pode descobrir um novo motivo de paixão, ou perceber que tomou uma decisão arriscada, louca, ou até mesmo burra, mas que não havia como mudar, devido à falta de escolhas.
Viu, por mais simplista que tentamos ser, sempre aparecem N variáveis. Nada é tão fácil quanto parece ao começar uma postagem de blog. Vai ver tudo isso que eu escrevi nem faz sentido para você que esteja lendo agora, mas, pelo menos por agora, isso faz todo sentido pra mim. No final, tudo isso não passa de uma divagação sem sentido, um desabafo e uma onda desordenada de pensamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário