domingo, 22 de maio de 2011

Eh galera, sei que o blog anda completamente abandonado. Mas tentem entender meu lado, não ando tendo tempo pra acompanhar muitas coisas, trabalhando, estudando e fazendo minha monografia. Nem os novos cds das minhas bandas preferidas e as novas edições dos meus quadrinhos estou conseguindo acompanhar. Mas hoje resolvi matar a saudade de escrever coisas aleatórias nesse espaço. E aí pensei: falar sobre o que? E aí, numa conversa que estava tendo com Guilherme Gonçalves, um amigo meu, resolvi tirar do fundo do baú uma idéia de postagem que tinha tido a um tempo atrás mas não tinha levado pra frente.

Gosto muito de ficar observando esse vai e vem de músicos e bandas. O vocalista de uma banda sai, junta com o guitarrista que foi expulso de uma outra e fazem uma terceira banda genial e que faz grande sucesso. Aí resolvi fazer uma brincadeirinha aqui desse troca troca de integrantes no mundo do rock. Vou pegar um guitarrista que participou de algumas bandas que gosto muito pra exemplificar o que estou dizendo.

Ritchie Blackmore é um grande guitarrista, um dos formadores da banda Deep Purple, em 1968. Vão guardando as datas que elas são importantes pra fazer as ligações. Quem não conhece essa música aí hein?



O grupo ficou na ativa, passando por algumas mudanças na formação original, até que em 1975 os músicos dão um tempo com a banda. Cada um vai para novos projetos. Blackmore, nosso foco central até agora, sai do Purple e convida Ronnie James Dio para assumir os vocais do Rainbow. Se segurem, agora o negócio começa a bagunçar, agora começa a suruba.



Nesse mesmo período, David Covedale, que era vocalista do Purple quando a banda acabou, fundou o Whitesnake, junto com o baterista Ian Paice e o tecladista Jon Lord, que também faziam parte do Purple, em 76.



Voltando ao Rainbow: Tudo corria bem até que em 1980 Dio sai da banda e, a convite de Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, assume os vocais no lugar de Ozzy Osbourne.



A estadia de Dio no Sabbath dura até 1984, quando ele inicia sua carreira solo, lançando o disco Holy Diver



Voltando novamente ao Rainbow: Blackmore segue com a banda, mesmo após a saída de Dio. Cozzy Powell, baterista da banda saiu pouco tempo depois para assumir as baquetas do Whitesnake, no lugar de Paice. Em 1984 ano inicial da carreira solo de Dio, o Deep Purple anuncia seu retorno aos palcos, com Blackmore na guitarra e Jon Lord nos teclados. Neste mesmo ano, Vivian Campbell guitarrista do Whitsnake deixa a banda, indo acompanhar Dio em sua carreira solo.

Lógico que todo esse vai e volta que foi falado aí em cima é algo muuuito resumido, até mesmo porque existem vários outros músicos e bandas envolvidos nessa suruba musical. Depois de tudo isso que foi falado, o Dio voltou novamente ao Sabbath para uma turnê comemorativa, o Blackmore saiu do Purple para fundar o Blackmore's Night, Cozzy Powell faleceu, Coverdale fez um projeto paralelo com Jimmy Page, Vivian Campbell foi pro Thin Lizzy e por aí vai.....

Mas esse resuminho já deu pra perceber o quanto o mundo do rock me encanta e o quanto eu "perco tempo" fazendo essas ligações. Outra coisa: essa galera só sai de uma banda boa pra formar outra tão boa quanto. Bom, pra quem gostou dessa brincadeira, deixe seus comentários aí abaixo, quem sabe não posso voltar e fazer outras postagens nesse estilo?